São Tomé é a capital e maior cidade de São Tomé e Príncipe, na África Ocidental, capital do distrito de Água Grande,  um dos sete em que o país está dividido. Sua população estimada em 2008 era de 56.945 habitantes. A cidade está localizada na costa nordeste da Ilha de São Tomé, no Oceano Atlântico.

A principal via da cidade é a Baia de Ana Chaves onde fica localizada a parte central e económica da ilha. Também é nela que se localiza grande parte da Avenida Marginal 12 de Julho, onde se tem o privilégio e percorrer e ver a Praça da Independência, o Museu Nacional, a Igreja Se catedral e muitos outros monumentos históricos do país.

A cidade destaca-se como sendo o principal porto do país e domina a exportação de cacau, café e baunilha. Por sua localização bem próxima à linha do equador, apresenta um clima quente e húmido a maior parte do ano.

A cidade é dívida por 3 partes:

1_ Parte Norte: onde tem o aeroporto, a baia da praia Lagarto, onde tem os hotéis Praia e Omali, também o bairro e campo d Milho e o Hospital Central.

2_ Parte centro: onde temo a baia de Ana Chaves onde grande parte económica é feita, sendo que se localizam as principais igrejas, Museus, lojas, supermercados, restaurantes, bares e mercados onde todo o comércio acontece. Onde também tem os principais hotéis da cidade bem como os escritórios das Agencias

3_ Parte Sul: onde têm os acessos as outras áreas, ou seja, pode-se dizer que são as vias ao redor da cidade onde dá acesso a outros cantos da ilha, como ao Sul, Centro e Norte. É nessa parte onde se pode encontrar os bairros e comunidades onde já se vê um pouco da vivência quotidiana dos santomenses.

A cidade é pequena, simples e muito prática. Pode levar até 4 horas de caminhada para percorrer os principais pontos. Mas não se engane, mesmo sendo pequena poderá se perder com inúmeras atrações que lhe saltara a vista e talvez voltará ao hotel com mais de 500 fotos do da cidade pois não quererá perder nenhum momento maravilhoso e inexplicável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *